1/09/2021

Análise SWOT

A análise SWOT, ou como foi carinhosamente traduzida aqui no Brasil: FOFA, é uma das ferramentas mais populares dentro do marketing.

É uma técnica de planejamento estratégico utilizada para identificar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças relacionadas ao seu negócio.

Essa avaliação permite estudar melhor os cenários antes de tirar o seu projeto do papel, otimizando suas chances de sucesso. É realizado um diagnóstico completo da sua empresa, além dos ambientes ao seu entorno, e o cenário do mercado atual.

Acredita-se que essa estratégia foi fundada em 1960, pelo consultor de empresas Albert S. Humphrey quando integrou um projeto do instituto de pesquisas de Stanford e foi financiado por algumas das maiores empresas da época.

Obviamente, depois de sua criação, a análise SWOT passou por diferentes mutações, se adequando á novas tecnologias, nichos e particularidades.

Embora o nome seja uma sigla um pouco complexa, é um método bastante popular por ser simples e rápido de se aplicar, ao mesmo tempo que traz resultados eficazes para o seu planejamento.